quinta-feira, 6 de junho de 2013


O Navio Negreiro 

[...]

Quem são estes desgraçados Que não encontram em vós 
Mais que o rir calmo da turba
Que excita a fúria do algoz?
Quem são? Se a estrela se cala,
Se a vaga à pressa resvala
Como um cúmplice fugaz,
Perante a noite confusa...
Dize-o tu, severa Musa,
Musa libérrima, audaz!

São os filhos do deserto,
Onde a terra esposa a luz.
Onde vive em campo aberto          


A tribo dos homens nus...
São os guerreiros ousados
Que com os tigres mosqueados
Combatem na solidão.
Ontem simples, fortes, bravos.
Hoje míseros escravos,
Sem luz, sem ar, sem razão. . .

São mulheres desgraçadas,
Como Agar o foi também.
Que sedentas, alquebradas,
De longe... bem longe vêm...
Trazendo com tíbios passos,
Filhos e algemas nos braços,                     


N'alma — lágrimas e fel...
Como Agar sofrendo tanto,            
Que nem o leite de pranto
Têm que dar para Ismael.

[...]

Ontem a Serra Leoa,
A guerra, a caça ao leão,
O sono dormido à toa
Sob as tendas d'amplidão!
Hoje... o porão negro, fundo, 

Infecto, apertado, imundo,
Tendo a peste por jaguar...

E o sono sempre cortado
Pelo arranco de um finado,
E o baque de um corpo ao mar...                    

Ontem plena liberdade,
A vontade por poder...
Hoje... cúm'lo de maldade,
Nem são livres p'ra morrer. .
Prende-os a mesma corrente
— Férrea, lúgubre serpente —
Nas roscas da escravidão.
E assim zombando da morte,
Dança a lúgubre coorte  

Ao som do açoute... Irrisão!...      
    
[...]

Antônio Frederico de Castro Alves 





CARACTERÍSTICAS DA POESIA ROMÂNTICA DA TERCEIRA GERAÇÃO

a. tematização de problemas sociais

b. poesia humanitária

c. tom grandiloquente

d. fundo ideológico 



O Navio Negreiro é um dos poemas mais significativos do romantismo brasileiro. Enquanto outros poetas como Gonçalves Dias, tomam o índio como herói, Castro Alves tomou o negro, nada estético, tido como de casta inferior na sociedade, sem nenhum valor mítico. O poema épico é composto por seis partes. O trecho apresentado acima é a quinta parte. A poesia de Castro Alves é engajada, ou seja, visa criar opinião e fazer com que o leitor reflita. Seus temas estão sempre ligados às injustiças sociais, sobretudo a escravidão. Uma das características mais marcantes de sua poesia é a excelente retórica: seus textos são de uma linguagem erudita e vibrante, feitos para serem lidos em voz alta, com o objetivo de entusiasmar e conscientizar o público. O poema “Navio Negreiro” é o melhor exemplo dessa característica.




Atividades de compreensão:

a) O poema retrata como eram as viagens dos negros africanos trazidos ao Brasil para servirem como escravos. Releia o poema e descreva com suas palavras como eram as condições de viagem nestes navios. Assinale as palavras desconhecidas e consulte um dicionário, se necessário. 

b) No poema o poeta faz uma comparação entre a condição anterior dos negros em seu país de origem e a condição degradante a que são submetidos no navio, estabelecendo um contraste entre tempo passado e tempo presente, na construção da antítese entre "liberdade" e "escravidão". Para isso o poeta se utiliza de recursos gramaticais como o uso de marcadores temporais e espaciais. Identifique nos versos do poema esses marcadores e explique como eles constroem o sentido de oposição descrito acima.

Para relembrar: Marcadores temporais e espaciais tem a função de situar o leitor. Com relação ao tempo situam o receptor do texto em determinado momento: presente, passado ou futuro. Podem ser advérbios (hoje, ontem, amanhã, já, agora, etc.) ou locuções adverbiais (naquele dia, naquela época, nesse instante, entre outros). Quando se trata de espaço, situam o leitor em um determinado lugar, distância, direção, etc. Podem ser advérbios de lugar (onde, aqui, ali, lá, abaixo, acima, etc) ou locuções adverbiais (naquele lugar, acerca de, além-mar, em outro lugar, etc.)

c) A interrogação retórica é uma figura de estilo utilizada por Castro Alves no poema. "Consiste na formulação de frase interrogativa destinada a um destinatário presente ou ausente, sem que se espere obter resposta. Trata-se de uma frase declarativa ou assertiva disfarçada de pergunta, com o objetivo de tornar o discurso mais vivo." Retire do texto os versos em que o autor se utiliza desse recurso.

d) Outro recurso estilístico bastante utilizado pelo autor no poema são as figuras de linguagem. Identifique as figuras utilizadas nos trechos  sublinhados abaixo:

"O sono dormido à toda/ sob as tendas da amplidão"
"Se a estrela se cala..."
" Férrea, lúgubre serpente - nas roscas das escravidão.."



BREVE RESUMO SOBRE O MOVIMENTO ROMÂNTICO BRASILEIRO                                         

Marco inicial

Publicação de "Suspiros Poéticos e Saudades", de Gonçalves de Magalhães, em 1836.

Marco final

Publicação de "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, em 1881, que inaugura o realismo.


Contexto histórico

A Independência é o principal fato político do século 19 e vai determinar os rumos políticos, econômicos e sociais do Brasil até a Proclamação da República (1889). Merece
destaque também o Segundo reinado, em que o país conheceu um período de grande desenvolvimento em relação aos três séculos anteriores. Apesar disso tudo, o Brasil continuou um país fundamentalmente agrário, cuja economia se baseava no latifúndio, na monocultura e na mão de obra escrava.

Contexto cultural                                                                                                                                                                       
Recém independente, o país procura afirmar sua identidade, tentando desenvolver uma cultura própria, baseada em suas raízes indígenas ou sertanejas. No entanto, isso se faz a partir da reprodução dos modelos do romantismo europeu, o que reflete o caráter intrinsecamente contraditório do romantismo brasileiro.

Características de estilo

De maneira geral predominam as mesmas características do romantismo europeu. Contudo, vale mencionar a busca de autores como Gonçalves Dias e José de Alencar de "abrasileirar" a língua portuguesa. Também merecem destaque o Indianismo (que ganhou forma através da prosa romântica e da poesia do Romantismo) e o regionalismo, expressões tipicamente brasileiras do nacionalismo romântico. Com o Romantismo tem início da prosa de ficção brasileira.

O TRABALHO ESCRAVO

A escravidão no Brasil se consolidou como uma experiência de longa duração que marcou diversos aspectos da cultura e da sociedade brasileira. Mais que uma simples relação de trabalho, a existência da mão de obra escrava africana fixou um conjunto de valores da sociedade brasileira em relação ao trabalho, aos homens e às instituições. Nessa trajetória podemos ver a ocorrência do problema do preconceito racial e social no decorrer de nossa história.

 
 Leia o texto abaixo: 
“Antônio Pereira da Silva, 27 anos, tentou fugir, passou duas noites na mata amazônica, alimentando-se apenas de palmito, e foi recapturado. De volta à fazenda, com os pulsos amarrados, levou uma surra de cipó durante trinta minutos e um soco rasgou-lhe o queixo, fazendo jorrar sangue no seu peito. Dias depois, desesperado, Antônio Pereira da Silva voltou a fugir e, de novo, foi capturado. Dessa vez, levaram-no para passar três dias, a pão e água, na cela de uma delegacia ali perto, em Santana do Araguaia, no sul do Pará. Naquelas subversões típicas dos confins do Brasil, a polícia não foi sua salvação, mas seu cativeiro, e, dali, saiu de volta para a fazenda. Antônio Pereira da Silva trabalhou como escravo por dois meses, na fazenda Estrela de Maceió, em Santana do Araguaia, até ser libertado em fevereiro do ano passado.” No Brasil que bate às portas do terceiro milênio, que alcançou progresso notável em algumas áreas e almeja a modernidade, há brasileiros tratados dessa forma. Além disso, é um hábito de certas entidades confundir "escravidão", regime em que o trabalhador é impedido de abandonar o emprego, seja por violência ou isolamento geográfico, com "super exploração", quando uma pessoa trabalha além da jornada legal, não tem carteira assinada, recebe salário insuficiente ou, às vezes, apenas um prato de comida – mas é livre para deixar o trabalho quando quiser.  
Fonte: http://pt.scribd.com/doc/13218601/A-Escravidao-Nos-Dias-de-Hoje

e) Compare o texto acima com a descrição das condições dos escravos no navio negreiro no poema de Castro Alves e aponte diferenças e semelhanças entre o trabalho escravo do Brasil colônia e o trabalho escravo no Brasil atual.
f) Analisando o texto acima e a história de Antônio Pereira da Silva, como você classifica o trabalho dele: trabalho escravo ou super exploração? Explique seu posicionamento.

Para descontrair! 

Leia a letra e assista o vídeo da música "Navio Negreiro" de Caetano Veloso (clique na imagem).

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