quinta-feira, 6 de junho de 2013

Classes Sociais brasileiras


Exemplos de famílias reais:  

CLASSE A
O empresário e pecuarista Luís Hermano Colferai e a mulher,
 como a maioria dos que estão no topo da pirâmide, investe 
em produtos financeiros e imóveis

  CLASSE B

Boa parte do rendimento familiar é destinada à  educação
(ensino superior, intercâmbio e cursos de especialização). 
CLASSE C
O pedreiro Sadir, com esposa e duas filhas: 
com o crédito farto, comprou cinco apartamentos
e eletrodomésticos modernos. 

CLASSE D
O salva-vidas Leandro Rodrigues 
com sua mãe e padrasto): 
o aumento da renda permitiu que ele
 comprasse alimentos de melhor qualidade.

CLASSE E
O condutor de moto-táxi Fábio Santos com 
a mulher e filhos: com a ajuda do Bolsa 
Família, a família consegue encher a geladeira.



Divisão das classes socias no Brasil:

 
Fonte:  IBGE (Instituto Brasileiro de Geográfica e Estatística)

Charge 


Estudo dos textos 



Com base na leitura e análise dos textos, responda as questões a seguir:

1) A sociedade está dividida em classes sociais, desde o tempos mais remotos. Atualmente as classes são representadas de acordo com suas condições financeiras, ou seja, condições no processo de produção. Comente o poder de consumo de cada classe social e justifique sua resposta com elementos retirados das tabelas apresentadas.

2) O celular é um aparelho telefônico móvel, hoje ele deixou de ser apenas um meio de comunicação e passou a exercer várias funções, tais como: tirar fotos, navegar na internet (redes sociais), filmar, guardar músicas, editar textos e planilhas e até guiar, por meio do seu GPS. De acordo com pesquisas no ano de 2012, feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), 115,4 milhões de brasileiros já possuem celular. Alguns brasileiros costumam trocar seus aparelhos móveis frequentemente e o motivo principal da troca é aquisição de um modelo novo. Observe os dados apresentados nas tabelas e elabore um texto dissertativo argumentativo, explicando o porquê da explosão de consumo desse produto por todas as classes sociais, inclusive as classes de menor poder aquisitivo. 

Gênero Textual: Charge




O gênero charge articula harmoniosamente as duas linguagens – a verbal e a não-verbal. Ela demonstra que o sentido dele é construído na oscilação entre o já dito e o não dito.

A charge não se limita apenas a ironizar, mas acrescenta ao cômico, criado pela deformação da imagem, um dado singular: a crítica, que visa levar o leitor a solidificar sua posição acerca de um determinado aspecto da realidade, sendo o foco principal os fatos políticos ou sociais.

3) A charge “Brasileiros gastam 7,3% da renda com celular”, satiriza as classes menos favorecidas. Faça uma análise a partir das imagens dos filhos, da mãe do pai e de outros objetos apresentados na charge, o que elas representam?
4) Observe a figura do menino maior na charge. Ali está representado um recurso estilístico muito utilizado em charges, tirinhas e quadrinhos: a onomatopeia, figura de retórica que consiste na reprodução aproximada entre o som de uma palavra e a realidade que ela representa, isto é, tenta imitar o som natural da coisa significada. Qual a onomatopeia presente na charge e o que ela representa? Dê exemplos que outras onomatopeias que você conheça. 

Para descontrair!

Assista ao vídeo Trabalho, Alienação e Consumo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários, críticas ou sugestões.