quinta-feira, 6 de junho de 2013

Música Sonho Médio

Dead Fish

Amanheceu mais uma vez
É hora de acordar para vencer
E Ter o que falar
Alguém para mandar, uma vida pra ordenar  
Poder acumular e ai então viver
Viver e prosperar, mais nada a pensar
Me myself and I, e assim permanecer
Credicard ,status quo, é tudo que penso ser
Ilusão é questionar

O sonho médio vai, vai te conquistar
E todo dia iremos juntos ao shopping pra gastar

Ter e sempre acreditar, princípio meio e fim
A hipocrisia vai vencer, vou sorrir pra você
Será uma festa em meio ao caos e as pessoas feias pagarão
Pois somos os eleitos, pelo menos achamos ser
Nossa raça é superior, mas vou fingir ser daquela cor

Roberto Campos é o nosso gurú  
E para sempre seremos liberais pra trabalhar, pra viver!
Não me importa se meus filhos não terão educação
Eles tem é que Ter dinheiro e visual
O sonho médio vai, vai te conquistar
Mentalidade de plástico e uma imagem a zelar




Veja o vídeo da música Sonho Médio:


 
"Dead Fish" é uma banda "hard core" do Espírito Santo. Fazem músicas de protesto, de cunho político e social.

Atividades de compreensão:

a) De acordo com a letra da música, você acha que a banda protesta contra quê?   

b) A expressão “Me, myself and I” é um estrangeirismo (palavras estrangeiras inseridas no cotidiano de uma língua). Qual o seu significado no contexto apresentado pela letra da música? (consulte um dicionário se achar necessário).

c) Releia a letra da música e estabeleça uma relação temática com o texto abaixo. 
“A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o de que necessita. E a lutar para ganhar o dinheiro com que pagar. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar. E a pagar mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez pagar mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra.
A gente se acostuma a andar na rua e ver cartazes. A abrir as revistas e ver anúncios. A ligar a televisão e assistir a comerciais. A ir ao cinema e engolir publicidade. A ser instigado, conduzido, desnorteado, lançado na infindável catarata dos produtos.”
(Trecho da crônica “Eu sei mas não devia”, de Marina Colassanti)
d) “Não me importa se meus filhos não terão educação, eles têm que ter dinheiro e visual". Escreva um texto dissertativo argumentativo sobre este verso da música, posicionando-se a favor ou contra.

e) Observe a letra da música e note a utilização de muitos verbos no infinitivo, terminados em “ar” (acordar, falar, mandar, prosperar, conquistar, etc.). Porque você acha que o autor da música lançou mão desse recurso linguístico? Qual a representatividade dentro da música?

f) Gabriel Pensador é um cantor que na maioria de suas músicas faz uma critica social, no trecho abaixo de sua música Pão de cada dia, ele fala como se fosse o dinheiro. Por que ele diz que o dinheiro pode acabar com a nossa raça? Você concorda quando ele diz que os humanos colocam o dinheiro acima de Deus e do diabo? Por quê?
"Qualquer que seja a profissão que você exerça
Não deixe que a sua (fixação) por Tio Patinhas lhe suba a cabeça
Vocês humanos estão cegos
Me supervalorizam demais
Cada vez mais
A cada segundo que passa
Deixam seu mundo em constante ameaça me pondo acima de Deus e o diabo
Desse jeito eu acabo com a sua raça".
(Música: “Pão de cada dia” – Gabriel, o Pensador)
g) No trecho “não deixe que a sua fixação por Tio Patinhas lhe suba à cabeça”, da música acima, qual a figura de linguagem utilizada? E qual sua função no texto?

Para descontrair!

Leia a letra e assista ao vídeo da música "Pão de cada dia" de Gabriel O Pensador (clique na imagem).



 


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