Texto de divulgação científica
Texto 1
Trecho do artigo Trabalho e Consumo – Escrito pelo Professor de Filosofia Felipe Soares. O professor possui Licenciatura e o Bacharelado em Filosofia, formação complementar em Letras e Ciências Humanas e Mestrado na linha de Lógica e Filosofia da Ciência pela (Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Além disso, ele também desenvolve trabalhos como músico.


vida prática em suas condições materiais. O salário tem influência direta sobre a taxa de natalidade, sobre o nível de consumo de bens materiais e imateriais, sobre a organizaçãodas cidades, sobre o nível de felicidade desta sociedade que precisa se realizar nas estruturas e ideologias que estão aí. O valor recebido como contraprestação pelo serviço, contribui para a subsistência, segurança, realização de aspirações, satisfação pessoal quanto ao valor de sua força de trabalho.”
Texto 2
Tirinhas da Mafalda
Atividades de compreensão
Com base na leitura dos textos, reflita e responda as questões:1) Atualmente obter um salário é um dos principais motivos para trabalhar. Levando em consideração que o salário não é só uma fonte de subsistência, você acredita que o dinheiro pode comprar tudo? Reflita sobre essa questão e justifique sua resposta.
2) “O salário tem influência direta...sobre o nível de felicidade desta sociedade que precisa se realizar nas estruturas e ideologias que estão aí.”

3) “Mas parece que se você passa desodorante, depois come salsichas e aí compra uma máquina de lavar roupas, só não é feliz se for muito idiota”.
Esse trecho retirado da tirinha da Mafalda retrata o consumismo, ou seja, o poder de comprar tudo que deseja reflete diretamente na sua felicidade. Conforme nosso poder aquisitivo, podemos comprar basicamente todos os bens materiais que estiver ao nosso alcance. Com base nisso, reflita sobre os prós e os contras em se poder comprar tudo que o dinheiro pode comprar.
4) Leia abaixo as características de um texto de divulgação científica e compare os dois textos apresentados. Qual a diferença na linguagem utilizada em cada um?
5) A tirinha apresenta uma linguagem mais próxima da linguagem utilizada no dia-a-dia das pessoas. Aponte nas falas de Mafalda e Miguelito elementos que comprovem esta afirmação.
6) A fala da Miguelito no segundo quadrinho da tirinha se relaciona diretamente com um trecho do texto 1. Identifique e transcreva este trecho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seus comentários, críticas ou sugestões.