Filme Tempos Modernos
Observe as figuras abaixo e leia o texto a seguir:
Imagem do Filme "Tempos Modernos" - 1936 |
Imagem do Filme "Tempos Modernos" - 1936 |
“CHARGE” - Andy Singer é um cartunista americano nascido em 1965. Seu
trabalho nos cartoons tem como objetivo criticar o modelo socioeconômico atual.
|
SINOPSE DO FILME TEMPOS MODERNOS
Trata-se do último filme mudo de Charles Chaplin, que focaliza a vida urbana nos Estados
Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome.
A figura central do filme é Carlitos, o personagem clássico de Chaplin, que ao conseguir emprego numa grande indústria, transforma-se em líder grevista conhecendo uma jovem, por quem se apaixona. O filme focaliza a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. É uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas idéias "subversivas".
Em sua segunda parte o filme trata das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas, sem representar, contudo, diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo. Mostra ainda que a mesma sociedade capitalista que explora o proletariado alimenta todo conforto e diversão para burguesia. Cenas como a que Carlitos e a menina órfã conversam no jardim de uma casa, ou aquela em que Carlitos e sua namorada encontram-se numa loja de departamento, ilustram bem essas questões.
Fonte: http://br.answers.yahoo.com/
Atividades
Em grupo, relembre o filme “Tempos Modernos” exibido em sala de aula e faça as atividades abaixo. Estas atividades serão a base do nosso debate.1) Quais as consequências para a vida moderna trazidas pelo modelo de industrialização implantado pelo modo de produção capitalista retratado no filme?
2) A charge de Singer apresenta o motorista estressado como o bem sucedido e o pedestre tranquilo como o fracassado. Por quê?
Agora, a partir de suas respostas escolha uma das questões e produza argumentos favoráveis ou não. Lembre-se que seus argumentos serão utilizados pelo grupo no debate que realizaremos em sala de aula.
UM
GÊNERO DISCURSIVO ARGUMENTATIVO ORAL – O DEBATE
A
todo momento estamos expressando
nossas opiniões, sentimentos e desejos, seja em casa, na escola, numa reunião
de amigos, no futebol, por meio da escrita, enfim, são muitas as situações de
comunicação que nos permitem realizar tudo isso.
Em meio a estas situações, temos oportunidade de conhecer ideias que são semelhantes às nossas e também aquelas que são opostas.
O debate é um gênero textual de cunho opinativo que se insere nas práticas de oralidade
de uma comunidade, tendo como ação social de fundo uma discussão entre as
partes com base em argumentos ou exposição de razão. O gênero permeia
diversas esferas comunicativas, realizando-se também em distintos graus de
formalidade, e regras de funcionamento: na conversação cotidiana, no espaço
jurídico, no campo da política, na mídia televisiva, bem como no domínio
escolar, debater é uma prática rotineira, seja com vista a, nas relações de
diálogo, compreender um tema controverso, seja para defender ou formar opiniões,
entre outros.
(Trecho
Extraído do artigo “A produção textual na escola: as abordagens do gênero
debate em estudo”, produzido por José Batista de Barros e Adriana Letícia
Torres da Rosa, publicado em http://www.escolakids.com/interagindose-com-um-genero-oral-o-debate.htm)
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seus comentários, críticas ou sugestões.