Produzindo uma notícia sobre o trabalho infantil
Observe as imagens (figura 1 e 2):
Figura 1 |
Figura 2 |
Trabalho infantil carvoaria |
Trabalho infantil carvoaria |
Apesar de existir legislações que proíbam oficialmente este tipo de trabalho, é comum nas grandes cidades brasileiras a presença de menores em cruzamentos de vias de grande tráfego, vendendo bens de pequeno valor monetário.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
Atividades de compreensão:
1) Com base nas imagens e no texto acima, responda:
a) “O trabalho infantil está presente de forma intensiva na zona rural, mas também é uma atividade urbana.” Elabore em poucas linhas um texto dissertativo argumentativo a partir de seus conhecimentos sobre trabalho infantil, posicionando-se a favor ou contra.
b) Muita gente considera o trabalho infantil como alternativa contra a marginalidade e a vadiagem. Você concorda com esse posicionamento? Justifique.
a) “O trabalho infantil está presente de forma intensiva na zona rural, mas também é uma atividade urbana.” Elabore em poucas linhas um texto dissertativo argumentativo a partir de seus conhecimentos sobre trabalho infantil, posicionando-se a favor ou contra.
b) Muita gente considera o trabalho infantil como alternativa contra a marginalidade e a vadiagem. Você concorda com esse posicionamento? Justifique.
c) A notícia da figura 1 faz parte de uma reportagem publicada no jornal “Folha de São Paulo”. Com o texto da figura 1 como exemplo produza uma notícia para a figura 2. Antes de executar a tarefa, leia o texto de apoio para ajudar na elaboração da sua notícia.
Texto Dissertativo/Argumentativo
É uma modalidade de texto em que se defende um ponto de vista. Nele a argumentação é importante, uma vez que apresenta fundamentos para sustentar a tese. Organiza-se em três partes:
- Introdução: apresenta-se a ideia ou ponto de vista que será defendido;
- Introdução: apresenta-se a ideia ou ponto de vista que será defendido;
- Desenvolvimento ou argumentação: desenvolve-se o ponto de vista (para convencer o leito, é preciso usar uma sólida argumentação, citar exemplos, recorrer e opiniões de especialistas, fornecer dados, etc;
- Conclusão: dá-se um fecho coerente com o desenvolvimento, com argumentos apresentados.
RELEMBRANDO O GÊNERO NOTÍCIA
Toda notícia é encabeçada por um título, que anuncia o assunto a ser desenvolvido. No título, devem-se empregar, com objetividade, palavras curtas e de uso comum.
Uma notícia deve ser imparcial e objetiva, ou seja, deve expor
fatos e não opiniões. A linguagem deve ser impessoal, clara, direta e precisa.
Observe, na notícia em estudo, que os verbos e pronomes estão na 3ª pessoa; não
aparece a opinião do jornalista; e a linguagem é direta e concisa, resumindo-se
ao essencial.
Características
da notícia
• predomínio da narração, com a presença dos elementos essenciais
de um texto narrativo: fato, pessoas envolvidas, tempo em que ocorreu o fato, o
lugar onde ocorreu, como e por que ocorreu o fato;
• estrutura-padrão composta de lead e corpo; no lead normalmente
se encontram as respostas às seis perguntas básicas: o quê, quem, quando, onde,
como e por quê;
• título;
• linguagem impessoal, clara, precisa, objetiva, direta, de acordo
com a variedade padrão da língua.
REFLETINDO SOBRE A LÍNGUA
Releia a notícia “Sisal fere as mãos” (figura 1). Observe que foram empregados tempos verbais diferentes em vários momentos da notícia.
1) Destaque os verbos do primeiro parágrafo. Em que tempo verbal eles se encontram e qual a intenção do redator da notícia ao utilizá-lo?
1) Destaque os verbos do primeiro parágrafo. Em que tempo verbal eles se encontram e qual a intenção do redator da notícia ao utilizá-lo?
2) Agora destaque os verbos do segundo parágrafo. Eles estão no mesmo tempo verbal do primeiro parágrafo? Se não, qual o tempo verbal empregado e o que eles indicam no texto?
3) As notícias geralmente se referem a fatos já acontecidos ou que ainda estão ocorrendo. Qual trecho da notícia se refere a um fato ainda não acontecido? Transcreva abaixo, indicando a forma verbal utilizada e qual o efeito de sentido gerada pela sua utilização.
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